segunda-feira, 18 de junho de 2007

CENTRAL DE QUADRINHOS BRASILEIROS


A CENTRAL QUADRINHOS BRASILEIROS (Por Joacy Jamys * )
A proposta da Central de Quadrinhos Brasileiros (CQB) é a de dar apoio às HQs produzidas no Brasil e que geralmente, não tem apoio merecido. Inclusive, mostram que HQ é arte (como sempre defendo, pararem de mostrar apenas como entretenimento). Na abertura do site*, expõe o seguinte: "No ar, uma nova página que pretende preencher uma lacuna... ou melhor dizendo, uma cratera gigantesca, não só na net como em livros, revistas, jornais ou TVs... com relação aos quadrinhos brasileiros. Assunto sempre relegado ao último plano, como coisa sem importância ou de crianças. E quando falamos de quadrinhos brasileiros não entram as publicações atuais que abarrotam as bancas e gibiterias, que são apenas e meras traduções de material importado, em sua grande maioria dos Estados Unidos da América, e em segundo, do Japão. Quem entrou nesta página procurando notícias, comentários ou os costumeiros puxa-saquismos desses personagens importados velhos e ultrapassados ou seus criadores, veio ao lugar errado. Aqui não valorizamos esse tipo de quadrinho, que já tem espaços e propagandas de sobra em todos os lugares que se vá. Trataremos aqui do tipo de quadrinho que é esquecido pela mídia, que é escanteado, chutado, massacrado e esquecido: o verdadeiro quadrinho nacional. Não importa o gênero: terror, aventura, erótico, drama ou qualquer outro, desde que seja nosso".Para comprovarem seu apoio, eles abriram espaços para Emir Ribeiro e sua principal criação, a VELTA, no qual consideram a musa do site e dos fanzineiros.
No desenho: DRONN. Data de criação: 1986. Gênero: Ficção-científica/aventura. Publicado na revista Fusão e em diversos fanzines. Dronn é um mercenário que vive na cidade de Teutona, que faz parte de um sistema planetário comandado pela Tecnomandata. É considerado um anti-herói pois em seu dia-a-dia passa por uma vivência realista, porém, num mundo futurista. Em 1991 foi publicado uma HQ completa de Dronn no zine Legenda #21. A mesma HQ saiu no fanzine espanhol "Heros la calle" em 1992. Desenho de Joseilson. (*) Joacy Jamys havia pedido cadastro à CQB, mas como não houve atualização da página em tempo hábil, esse grande artista veio a falecer de um AVC, em dezembro de 2006, sem ver sua inscrição da CQB ser efetivada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Otima iniciativa, mas ainda precisamos de mais dessas, quem sabe uma em Pelotas...
Mas, pelo que eu intendi da noticia, o Joseilson so vai ter o reconhecimento aqui no Brasil depois que morreu, se for isso mesmo ja nao e novidade, pois muitos dos grandes genios so receberam o seu devido rconhecimento apos a morte, foi assim ate com Jesus, e continuara sendo assim ate que tenhamos mais pessoas que valorisem o trabalho artistico que estao na maioria das bancas do Brasil, os fanzines.