segunda-feira, 11 de junho de 2007

Um Contrato com Deus e outras Histórias de Cortiço

Um Contrato com Deus e outras Histórias de Cortiço Tal qual um navio num mar de concreto, o cortiço no número 55 da Avenida Dropsie transportava seus passageiros numa viagem pela vida. Dentro dos seus apartamentos, com os quartos enfileirados como se fossem vagões de trem, viviam pessoas de baixa renda e suas famílias barulhentas. Elas se mantinham ocupadas criando seus filhos e sonhando com uma vida melhor.

Esses inquilinos entravam e saíam com regularidade, mas muitos ficavam lá a vida inteira, aprisionados pela pobreza ou pela velhice. Não havia nenhuma privacidade ou anonimato, e os vários dramas humanos reuniam instantaneamente testemunhas como formigas Um Contrato com Deus e outras Histórias de Cortiço se aglomerando ao redor de um pedaço de comida largado no chão.

Lançada originalmente em 1978, Um Contrato com Deus e outras Histórias de Cortiço (formato 19,4 x 25,5 cm, 200 páginas, R$ 48,50) recria as memórias da infância de Will Eisner num cortiço do Bronx nos anos 1930. Por meio de quatro histórias que são, ao mesmo tempo, engraçadas, profundas e trágicas, o autor mostra os dramas e as alegrias de pessoas comuns na mítica Avenida Dropsie.

Este álbum foi publicado no Brasil pela Editora Brasiliense em 1988 (confira aqui uma análise da obra), e ganha agora uma nova edição, da Devir, que já pode ser encontrada nas livrarias e lojas especializadas.

Nenhum comentário: